Noticias_2015-08-23_50AnosColegio08
Geral

Maria Imaculada 50 Anos!

Hoje é um dia mais do que especial para nós do Maria Imaculada!
Há exatos 50 anos, recebemos a missão de transformar o mundo através da educação e da solidariedade.

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA HISTÓRIA:

Em dezembro de 1937, chegou ao Brasil o primeiro grupo de Irmãs Franciscanas Bernardinas, vindo dos Estados Unidos para Porto Alegre. Este grupo se fixou em Camaquã e Dom Feliciano, dedicando-se à educação e ao cuidado dos doentes.

Mais tarde, necessitando uma presença em Porto Alegre, passaram a trabalhar na Escola Paroquial Menino Deus. Em 1953, decidiram transferir a sua sede de Camaquã para Porto Alegre e compraram a chácara da família Piccini Pavani, na Avenida Padre Cacique, nº1028.

Com o passar do tempo, a casa da chácara tornou-se pequena para o número de Irmãs e jovens formadas, foi quando construiu-se a nova Sede Provincial que – poucos anos depois – passou a ser sede do Colégio Normal Maria Imaculada, acolhendo Irmãs e outras jovens interessadas na formação acadêmica. A idealizadora desta obra foi a Ir. Sulpícia. A primeira diretora do Colégio foi a Ir. Zélia.

Em 23 de agosto de 1965 foi instalado oficialmente o Colégio Normal Maria Imaculada, de grau Colegial, no edifício sede da Congregação das Irmãs Franciscanas Bernardinas, responsáveis pela Sociedade Brasileira Cultural e Beneficente.

As normalistas em breve precisaram de salas de aula do curso primário para fazer sua prática educativa. Foram então construídos pequenos chalés, no mesmo terreno do Colégio, para esta finalidade. Os alunos eram crianças a vila situada no morro Santa Teresa, os quais desciam pelas margens da sanga para vir à escola.

Entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90, a procura pelo Magistério foi diminuindo. As solicitações para que os alunos do sexo masculino permanecessem no Colégio depois da 8ª série e a procura por outro tipo de curso de 2º Grau levaram o Colégio a descontinuar o Curso de Formação de Professores e iniciar o assim chamado 2º Grau, em 1992. Na ocasião desta mudança, a Diretora do Colégio era a Ir. Rose e a vice-diretora a prof. Helenita.

Certamente o prédio hoje, internamente, pouco lembra o prédio inicial, criado para moradia e administração da Província das Irmãs Bernardinas. Mas uma coisa é certa: desde sua fundação, o Colégio tem se mantido fiel a seus princípios baseados no Evangelho e na Proposta de Vida Franciscana, com seus valores cristãos de respeito à pessoa, de construção do Bem e da Paz.

Obrigado a todos que fizeram, fazem e ainda farão parte desta linda história!




Voltar para Notícias

COMENTAR PELO FACEBOOK

Busca Avançada

Categorias

Clique na categoria de interesse e veja somente as notícias relacionadas.

GeralTodas as Categorias